A Chevrolet criou o Spark para ser seu novo compacto urbano. Ele deve entrar substituindo o espaço agora vago com a saída do Celta. Por fora, tem um visual quase curvilíneo e sofisticado, que é também funcional e moderno.
Vemos logo ao abrir a porta, como este modelo pretende ser elegante e discreto. As maçanetas estão semiocultas. A parte frontal segue a tendência dos faróis alongados. Parece apropriado, pois são como olhos atentos, aumentam a segurança e lhe traz ao nível dos compactos.
Itens de série e ficha técnica do Spark 2018
Este modelo tem cambio tanto automático, quanto manual, de acordo com a versão. Existe duas versões de motor. Uma com o motor 1.0 e a outra com o motor 1.4, cujo qual já vem com Freios ABS. Os itens de série são garantidos na versão de fábrica para todos os modelos:
- Barras de proteção nas portas
- Direção assistida e espelhos
- Direção Hidráulica
- Grade frontal com detalhes cromados
- Vidros elétricos.
Ficha técnica
- Motor: 1.0Ecotec, 3 cilindros, 75cv. E 1.4 Ecotec de 100cv,à gasolina.
- Peso do veículo: 890kg.
- Comprimento: 3788mm.
- Largura: 1626mm.
- Altura: 1408mm.
- Tanque: 54litros
- Entre-eixos: 2443mm.
- Porta-malas: 260 litros.
Alguns itens que chamam a atenção no Chevrolet Spark são justamente os que reforçam a ideia de segurança. A versão lá fora conta com Airbag duplo, proteção para motorista e passageiro, sem precisar pagar a mais por isto.
A direção assistida aos espelhos, e o alerta de mudança de faixas, são itens aumentam o conforto ao dirigir. Quando somados à direção hidráulica, não cansam tanto o motorista, mesmo no para e anda de algumas vias na hora do rush.
Já para quem peca por distração, o sistema de anticolisão ajuda um pouco evitando transtornos e dor de cabeça.São todos itens que muitos motoristas gostariam de ter já na versão básica de seus carros.
Consumo e desempenho
Em testes feitos pela fabricante, o veiculo chega a fazer quase 17 km/por litro na estrada. Uma vantagem imensa contra qualquer um dos compactos nacionais.
Os testes na cidade ainda são muito animadores, quase 14 km/por litro. Uma economia imensa frente a maioria dos concorrentes, que atingem em média, 12 km/por litro no trânsito urbano.
Gasolina
13,8 km/por litro na cidade.
16,9 km/por litro na estrada.
Etanol
9,5 km/por litro na cidade.
12,2 km/por litro na estrada.
Preço
Ainda não foi divulgado o valor de cada uma das versões do Chevrolet Spark 2018, no entanto a montadora divulgou que é possível que o hatch mais barato venha com valores super acessíveis, para competir entre os mais baratos assim como está fazendo a Fiat com o Mobi. Os valores inciais devem partir de R$34.000.
Design interno e externo
Por fora os faróis Dark Chrome, contrastam com a grade frontal rica em detalhes cromados. As maçanetas são na cor do veículo. É um carro urbano, seu design geral não é agressivo, nem pode ser chamado de muito robusto. Fica no meio termo.
Por dentro, é um compacto que leva bem 4 pessoas. Tem uma tela touch de 7 polegadas, que dá acesso ao sistema próprio da Chevrolet. Foi feito para caber nas vagas pequenas sem muito esforço, e para cair na simpatia do público com mais facilidade.
Vale a pena?
O preço estimado em R$34 mil, aliado ao motor, mais econômico, fazem dele um concorrente com muitas vantagens diante dos outros carros da mesma categoria. Mais econômico que o novo Ka, e também que o novo Uno, ele ainda tem porte para competir com outros modelos.
Ele deve ocupar o lugar que já foi do Celta, mas tem a proposta de ser mais eficiente e sofisticado que o antecessor. O Etios, da Toyota, o Marchda Nissan e até mesmo o QQ da Chery, não tem o mesmo desempenho.
A primeira versão do Spark é de 1998. Lançado na Coreia do Sul, o modelo é conhecido sendo o segundo Daewoo. Só nos Estados Unidos, o Spark já roda desde 2011.Não é um carro novo no mercado, já caiu no gosto da população.
Vale avaliar outros detalhes para saber se agrada ou não. Há quem não consiga viver bem com carro de duas portas, e, já há quem não se importe. Vale a pena ter em mente o que se espera do carro ante de decidir a compra, quando ele vier para cá.