A cor do seu carro tem influência sobre o gasto de combustível e temperatura interna

Certamente você nunca imaginou que escolha da cor de seu carro seria tão importante ou que iria além da questão estética. No entanto, a tonalidade da lataria influencia em muito o desempenho do veículo, seja no gasto de combustível ou a temperatura no interior do automóvel.  A revelação é fruto de estudo da Heat Island Group – Instituição especializada em descobrir formas simples de economizar energia.

Parece que os pesquisadores de fato encontrar uma boa técnica de economia.  O princípio que leva os carros de tons escuros (preto,vermelho, marrom e azul escuro) a ser mais beberrões é o mesmo que a escolha de nossas roupas. Perceba que ao sair de camiseta preta num dia de sol sentirá mais calor e suará mais do que se optar pelo mesmo tecido na tonalidade branca.

Os testes foram feitos com modelos de Honda Civic mantidos em estacionamentos ao ar livre em um dia de sol. Um dos carros era preto e outro prata. Depois de uma hora, a temperatura registrada no interior do carro  teve diferença de 6°C entre os dois carros, sendo o de tonalidade clara o mais fresco.

Por que a cor influencia, e quanto de combustível é possível economizar?


Os carros de tons escuros são aqueles que ficam de 6°C a 10°C mais quentes e isso faz com que se exija menos do ar condicionado automático, aquele que mantém o veículo numa temperatura adequada para o bom funcionamento do motor, exigindo 13% a menos da capacidade do ar-condicionado. Na prática, os carros brancos ou claros representam uma economia de até 1,1% de combustível.

cor do carro influencia na economia de combustível

Mas fique atento pois a escolha da cor ideal para o seu carro precisa corresponder com a temperatura média da cidade em que você vive. Em cidades quentes o ar condicionado trabalha para refrescar a cabine, por tanto, as cores devem ser mais claras, uma vez que o branco ou tonalidades próximas refletem uma média de até 80% da luz solar visível.

Já em locais com temperaturas médias muito frias como regiões próximas dos pólos, o  ar-condicionado tem a função inversa -mantendo a temperatura do interior mais aquecida. Neste caso, a escolha de tonalidades escuras é adequada, já que o preto pode absorver até 95% da luz solar.

Para quem vivem em países tropicais –  como o Brasil –  a influência da cor do veículos são as mais significativas, logo que a amplitude térmica é maior e exige mais do funcionamento do ar-condicionado.

Outras coisas que podem ajudam a melhorar o desempenho de consumo do seu carro


Se você frequentemente sofre com o calor dentro do carro saiba que ligar o ar condicionado certamente irá jogar o desempenho de economia de combustível lá em baixo.

Não é somente a cor da lataria que influencia na temperatura interna, a quantidade de janelas que podem ser abertas, a cor do tecido interno e até a coloração das portas ajudam.

O couro assim como revestimentos na cor preta, por exemplo, esquentam mais do que os cinzas ou com mesclas de cores.

Se quer saber se isso tem efeitos práticos no seu carro procure saber com que tipo de tinta ele foi pintado. Nos veículo mais modernos já é comum a utilização de tintas solar reflexivas que ajudam a manter o interior do carro mais frio, nestes casos a cor escura não é descartada.

Nos carros mais antigos a tinta quase nunca era utilizada, uma vez que a informação sobre a influência da cor nos carros no desempenho do veículo só veio á público em 2011.