O carro quebrou durante a Viagem? Fique seguro com nossa Dicas!

Ter uma carro não é dos investimentos mais baratos, principalmente ao analisar a questão de manutenção. Contudo, esse tipo de cuidado passa a ser crucial ao veículo evitando assim que aconteçam imprevistos diversos. O cuidado com o seu veículo deve ser algo fundamental, mas obviamente que as vezes acontecem os acidentes que não puderam ser evitados. Nesse momento é fundamental agir com rapidez.

Confira abaixo algumas dicas do que você precisa fazer caso o seu carro quebre.

Dicas do que fazer quando o seu carro quebrar para se manter seguro

Tente ao máximo sinalizar que o carro está quebrado (triângulo ou pisca)

Para evitar acidentes, é crucial que você comece a sinalizar que o carro quebrou para que outros carros e pedestres fiquem cientes do que está acontecendo. Não deixe de usar o triângulo de seguro, ao qual deve ser aplicado a pelo 100 metros de distância do veículo, sinalizando para os outros carros que dentro desta distância há um veículo quebrado. Tenha ampla atenção ao tempo, pois em casos de neblina e chuva a distância deve ser maior.

Se possível, tente parar em locais seguros, inclusive se estiver em rodovias

A sua segurança deve ser priorizado caso o seu carro se quebre, por isso é fundamental que tente ao máximo e se possível, parar em locais seguros. Esses locais seguros são relacionados não apenas a violência da região que está, mas também em relação a segurança da via que o carro encontra-se. Tente por o carro no acostamento, em locais com boa visualização, evitando assim que aconteçam outros acidentes.

Tente ao máximo não forçar o veículo caso você comece notar as anomalias

O crucial é que você evite forçar o seu veículo para que assim não corra o risco de algo pior acontecer. Entenda que é importante tentar levá-lo apenas para o acostamento ou lugar seguro, sem forçar o mesmo ao extremo para chegar em seu destino – caso esteja muito longe. Se você forçar, não apenas corre o risco de sofrer um acidente como de causar um prejuízo muito maior sobre o veículo.

Chame por ajuda imediatamente, no caso, o seu seguro ou por um guincho

Nessas horas é crucial ter um seguro, pois eles tendem a auxiliá-lo na busca por uma solução, seja levá-lo até uma oficina ou prestando ajuda para arrumá-lo no local em que quebrou. Entenda que se você tiver seguro, a seguradora passa ser obrigada a enviar um profissional ou o guincho, dependendo do caso, em até 60 minutos, evitando assim maiores riscos para você ou o prejuízo amplo no seu veículo.

Saia do veículo, tranque-o e aguarde pelo socorro para evitar novos riscos

É importante que se mantenha seguro enquanto aguarda o socorro ideal para o seu veículo. Evite ficar dentro do veículo, pois em caso de colisão com os outros veículos da via, você pode se machucar. Além disso, essa dica também serve no caso do carro quebrar em vias violentas ou pouco movimentadas, assim o ideal é sair do veículo, trancá-lo e procurar um comércio para aguardar pelo socorro.

Como evitar que o seu veículo quebre e te cause prejuízos ou riscos

Faça revisão do seu veículo com frequência para evitar danos maiores

Sem dúvidas a revisão é a melhor maneira de evitar que o seu veículo quebre e coloque em risco de outras pessoas ao redor também. A revisão permite que um profissional qualificado cheque diferentes detalhes do seu veículo, podendo solucionar o problema antes mesmo dele se tornar algo “grande” e capaz de lhe causar um prejuízo maior – seja um acidente, perda total do veículo e os outros.

Procure dirigir com segurança, sem que extrapole os limites

Entenda que em muitos casos o veículo quebra por negligência humana e assim é crucial que você comece a observar a maneira como conduz nas vias, tendo a grande atenção aos buracos e outros veículos, para que assim evite causar dano no mesmo. Ter atenção na forma como dirige evita prejuízos sobre o mesmo, a chance de manter uma viagem segura, mesmo que curta, é bem maior.

Não deixe para solucionar problemas depois

O erro dos motoristas é levar o problema com a barriga, deixando de arrumar o que o carro possui de errado. A chance disso causar um dano maior no veículo é muito grande, podendo ainda colocar a sua vida e de outras pessoas em risco. Seja inteligente e atento, se notar qualquer problema com o seu veículo leve-o em uma oficina, faça uma manutenção completa e evite os riscos dele quebrar.