A Fiat resolveu manter a linha Siena saindo das linhas de montagem por pelo menos mais um ano. Essa linha fez sua aparição no Brasil pela primeira vez há quase vinte anos, já para o no ano de 2018 será lançado o Siena EL.
O Siena EL, por sua vez, sofreu uma grande modificação em 2012 que deu origem ao Grand Siena, que fez jus ao seu nome trazendo como novidade um alentado porta-malas e amplo espaço interno. O Grand Siena 2018 deve manter as qualidades de seu predecessor, mas não se espera que ele incorpore grandes melhorias (assim como o modelo 2017). Outro motivo para manter a versão do Siena estagnada é a sua substituição por um modelo conhecido ainda como projeto X6S que deverá ser fabricado em maradona e Evita.
Itens de série
Talvez por se tratar de uma linha que, tudo parece indicar, está caminhando rápido para o ocaso, não está planejada nenhuma mudança espetacular. Os principais itens de série do modelo 2018 já estavam no modelo 2017. Entre esses itens de série, podem ser citados os nove listados a seguir:
- Bluetooth
- USB
- Porta-malas dotado de sistema elétrico de abertura
- Iluminação interna
- Freios ABS
- Ar-condicionado
- Volante com altura ajustável
- Airbag para o motorista e para o carona
- Faróis de neblina dianteiros.
A maior novidade trazida pelo novo Siena é que a série especial Sublime contará com roda de liga leve.
Ficha técnica
- Direção – hidráulica
- Motores: (a depender da versão em questão): Fire EVO 1.0, Fire EVO 1.4 e EVO 1.6
- Câmbio: (a depender da versão em questão) câmbio manual de cinco marchas ou automatizado
- Potências: o motor 1.0 entrega 73 cv com gasolina e 75 com etanol, o motor 1.4 entrega 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol e o motor 1.6 entrega 115 cv com gasolina e 117 com etanol
- Vai de 0 a 100 km/h: em 9,9 segundos (no caso do motor 1.6)
- Consumos de combustível: (o Inmetro testou os motores 1.4 e 1.6) o motor 1.4 faz, em média, 7,7 quilômetros por litro na cidade e 9 quilômetros por litro na estrada usando etanol e faz, em média, 11 quilômetros por litro na cidade e 13 quilômetros por litro na estrada usando gasolina; o motor 1.6 faz, em média, 6,9 quilômetros por litro na cidade e 8,3 quilômetros por litro na estrada usando etanol e, usando gasolina, faz 10,1 quilômetros por hora na cidade e 12,6 quilômetros por hora na estrada
- Altura – 1507 milímetros
- Comprimento – 4290 milímetros
- Largura – 1700 milímetros
- Distância Entre-eixos – 2511 milímetros
- Peso – 1076 quilos
- Capacidade do tanque de combustível – 48 litros
- Capacidade do porta-malas – 520 litros
Preço
A versão mais básica do Grand Siena 2018 custará R$ 44.240. A versão mais completa da linha, com direito a câmbio automatizado e motor 1.6, custará R$ 61.180.
Concorrentes e avaliação do carro
A linha Siena já vinha perdendo espaço nos planos da Fiat, ofuscada que foi por concorrentes internos que foram surgindo, como, por exemplo, o Mobi, e espremida que tem sido por competidores de outras montadoras contra os quais não está conseguindo prevalecer decisivamente nem em preço nem em qualidade.
A entrada do projeto X6S em produção e sua chegada às ruas deverá sacramentar que a linha Siena é, a esta altura, considerada um beco-sem-saída pela icônica empresa italiana.
Apesar de basicamente ser uma medida provisória, uma ponte, para ganhar o tempo necessário para levar o substituto da linha das pranchetas de desenho dos projetistas da Fiat às ruas, não se trata de um carro ruim.
Na verdade, é um bom carro, como são os que o precederam. O problema que a Fiat enfrenta no caso da linha Siena é simplesmente o fato de que a concorrência no segmento sedans compactos é muito forte, contando com carros de forte apelo popular, tais como Ford Ka, o Hyundai HB20S e o Volkswagen Voyage.
Enfrentando a concorrência que enfrenta a linha Grand Siena, mesmo um carro bom em termos absolutos, com recursos interessantes e espaço amplo, pode ter dificuldades para se destacar, especialmente quando sua linha não recebe grandes alterações a um bom tempo – começando, por isso, a parecer datada e defasada – e seu preço não é o diferencial que se costuma esperar de produtos da Fiat.