O Fiar Argo é o mais novo hatch médio que substituirá o Punto e o Bravo . O lançamento chegará as concessionárias em maio de 2017. A novidade veio para reeguer o nome da marca que tem poucos carros de sucesso no mercado: somente o Uno, Strada e Toro. Ainda não se saber se o Palio também será substituído pelo novo carro da fábrica.
Não é somente o Fiat Argo que chega como novidade no mercado. O carro servirá de inspiração para novos lançamentos da fábrica como o sedã que deve rivalizar com o Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S.
Ficha técnica do Fiat Argo
Ainda não foram divulgados todos os detalhes do carro, por sigilo da fábrica. O que se sabe é que o modelo terá segmento de tecnologia premium. Confira o que se tem divulgado sobre a ficha técnica do Fiat Argo:
Motor 1.3 e 1.8 – A Fiat declarou que vai apostar nos motores Firefly e 1.8 ETorQ Evo. Isso é um sinal de promessa para maior potência e investimento em tecnologia.
Além disso, deverão conter 6 marchas em todas as versões do carro. Os cavalos devem bater 77 cv, com quatro cilindros e 109 cv na transmissão manual Dualogic.
O que mais muda é o visual externo com uma estrutura de aço e frisos nas laterais. No final o ar é de algo muito sofisticado e com pouco mais de 2,50 centímetros no entre – eixos.
O espaço interno deve garantir bastante conforto a todos os passageiros, se assimilando ao Renault Sandero. O porta-malas conta com 300 litros.
Os itens de série são sofisticados e inovam principalmente na tecnologia. O start-stop por exemplo será um mecanismo para controlar a tração e estabilidade que deverá constar nas versões mais caras do Argo.
No volante haverá comandos do computador de bordo como controle de velocidade de cruzeiro, alertas para trocas de marchas manuais e volume do rádio.
No visual externo uma grade frontal deverá ocupar a frente, no estilo de outros hatches como por exemplo o Ford Ka. Os faróis são mais esticados e dão sensação de imponência.
O Lançamento do Fiat Argo
O Fiat Argo já despertou a curiosidade do público. Ele já passou por testes disfarçados nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife no dia 20/04. Os carros ainda estavam camuflados, mais em breve a fábrica deverá liberar mais informações e fotos sobre o facelist.
A origem do nome do carro foi uma inspiração para o mito grego de Jasão e os Argonautas que viajavam a bordo de Argo – uma espécie de nave construída por semideuses sob orientações da Deusa Atenas. Na história mítica, o Argo foi consagrado a Poseidon para constituir uma constelação.
Antes de se estabelecer com esse nome o carro vinha sendo chamado deX6H.
Modelos do Fiat Argo
Attractive – Motor 1.0 Firefly de tres cilindros, com 77 cv ou transmissão manual com 109 cv
Essence – Motor 1.8 com 139 cv e transmissão manual
Sporting – Motor 1.8, com 109 cv, transmissão manual automática de seis marchas e a central de multimídia com tela sensível ao toque
O que esperar do Fiat Argo
O Fiat Argo foi anunciado pela própria fábrica como um modelo pensado do zero. Ele vem para brigar com os grandes e por conta disso deverá incluir muitos itens de séries incomuns. Por conta do avanço no conforto, potência o hatch deverá ser considerado um modelo Premium.
A inspiração para criação da grande aposta de compactos da marca foi o Fiat Tipo europeu que usa a mesma plataforma do famoso Jeep Renegade. Isso significa que provavelmente a base será muito parecida, talvez um pouco mais curta do que os modelos de inspiração.
Os preços do Argo deverão caminhar na base do rei dos compactos, o Chevrolet Onix, para as versões mais básicas a faixa de R$ 45.000,00 até R$ 60.000,00 – o mesmo valor ao qual ocupa os seus antecessores Palio e Punto.
O Fiat Argo vai substituir o Palio?
Ainda não se sabe se isso vai acontecer. A Fiat deixou nas mãos do mercado a decisão, caso as vendas não compensem ele também será deixado para trás para que a fábrica consiga direcionar as forças somente na produção do novo modelo.