Novo Chevrolet Bolt 2018: o primeiro carro elétrico da GM!

O Bolt é o primeiro carro 100% elétrico da Chevrolet.  Ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas já chama a atenção lá fora. Além da sustentabilidade, tem potencial para ser também um crossover compacto e sucesso de vendas, pelo menos em território internacional por enquanto.

Quem olha o carro por fora não imagina que ele seja elétrico, é muito parecido com qualquer outro compacto. Mas, sob o capô, o Chevrolet Bolt faz quase mágica. Ele tem um sistema de regeneração de energia, assim, além de econômico, ele consegue ficar ainda melhor com o uso.

Conhecendo melhor o Chevrolet Bolt

Bolt passa a impressão de que o futuro já chegou. O veículo é silencioso, e não precisa ‘esquentar’ para atingir o seu auge. São 36,7 kgfm de torque e 230 cv disponíveis no instante em que é dada a partida.

Depois de ligar, é possível ir de 0 a 100 em 6,5 segundos, com uma pisada simples no acelerador. O silencio que acompanha o carro é também um ponto a favor. O motorista ouve apenas um discreto ruído, que indica o funcionamento do motor.

Dentre os modelos de carros elétricos, ele é atualmente o com maior autonomia. A média de 280-300 km por carga, é ultrapassada, e o Chevrolet Bolt faz até 320 km usando uma carga completa.

Por não usar um motor a combustível liquido, o espaço resultante fez a diferença. Ele tem mais espaço interno que a maioria. É mais leve, com baixo centro de gravidade, o que o torna mais seguro nas curvas.

Mas, para não prejudicar a eficiência do carro com peso extra, o Bolt não tem estepe. E, para evitar ficar na mão no meio do caminho, a solução foi pneus mais resistentes. Se o pneu tiver um furo pequeno, cerca de 4,7 mm, ainda é possível rodar até 80 quilômetros.

Ficha técnica

  • Motor: elétrico, 200 cv (150 kW), 36,8 mkgf (360 Nm).
  • Pesodas baterias: 435 kg.
  • Peso do carro: cerca de 1.600 kg.
  • Pneus: 215/50 Rodas: Aro 17
  • Câmbio: transmissão direta, dianteira.
  • Volante: multifuncional, acabamento em couro.
  • Suspensão: independente, McPherson e eixo de torção.
  • Porta-malas: 478 litros padrão. E até 1.600 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos.
  • Freios: disco ventilado e disco sólido.
  • Direção: elétrica
  • Comprimento: 416,6 cm
  • Largura: 176,5 cm
  • Altura: 159,5 cm
  • Entreeixos: 309,6 cm
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 7s,
  • Autonomia-Consumo: 383 km -máximo, carga completa.
  • Preço: US$ 43 mil.

Entenda o consumo e o carregamento

Novo Chevrolet Bolt 2018: o primeiro carro elétrico da GM!

Com um conjunto de baterias de 60 kWh, ele consegue rodar mais que 350 quilômetros com uma única carga. A fabricante afirma que em testes ele chegou a 383 quilômetros antes de precisar ser recarregado. Mas isto depende de uma série de configurações especificas.

A recarga da bateria pode ser feita de três formas diferentes:

  • Via tomada comum de 120 volts= em até 60 horas para carga completa, carregam 6,4 km de autonomia por hora.
  • Usando um carregador público rápido de nível 3 = carrega até 90% da bateria em menos de uma hora. Este é um re-carregador especial, encontrados em postos de recarregamento para carros elétricos.
  • Com um carregador nível 2 = carga completa atingida em até 9 horas. É um carregador especial a 240 volts, vendido em um kit separado.

Itens de série e multimídia interessantes

A central de multimídia chama a atenção por se integrar completamente. A conexão com Bolt pode ser feita pelo Apple CarPlay ou Android Auto, e responde a comandos de voz. Ele não tem um GPS integrado, porque acessa o Waze ou o Google Maps a partir do telefone do motorista.

Há uma tela de 10,2 polegadas que mostra o computador de bordo, os dados da bateria do carro, e ainda as imagens das câmeras espalhadas pelo carro. É possível ter uma visão de 360° do veículo assim.

Destaque para o retrovisor interno, que mostra uma imagem limpa do que há atrás do carro, sem mostrar o banco de trás. A imagem que aparece no retrovisor é gerada pelas várias câmeras espalhadas pelo veículo.

Visual Externo e Interno

Novo Chevrolet Bolt 2018: o primeiro carro elétrico da GM!

Por fora, pode lembrar visualmente o Honda Fit. Mas tem partes pretas no lugar das grades e a tampa dos plugues do sistema de recarga, fica no pára-lama dianteiro, bem discreto. Assim como as linhas gerais do carro.

Por dentro, podem ser acomodados cinco pessoas sem aperto. O volante é multifuncional, com possibilidade de controle da força de frenagem através de uma borboleta instalada no lado esquerdo. O acabamento é em couro.

Quem são os principais concorrentes do Chevrolet Bolt?

O Chevrolet Bolt não tem similares ou concorrentes no Brasil, só no exterior. E, mesmo entre eles, tem encontrado vantagens, como maior autonomia, e carregamento mais rápido.

Entre os modelos internacionais que podem ser concorrentes direto do Chevrolet Bolt, há também híbridos. Os veículos que merecem destaque são:

Vale a pena?

O preço é pouco atraente, mesmo com todas as vantagens de economia ou sustentabilidade. Em uma conversão simples, o valor ultrapassaria os R$ 150 mil, sem impostos ou taxas.

Mas, se somarmos impostos e taxas, o total deve ultrapassar R$300 mil para uma versão básica. A Chevrolet afirma que não tem interesse em trazer o carro ao Brasil. Pelo menos por enquanto.