Novo Kia Soul 2017: O Que Esperar Do Modelo Diferencial Sul Coreano?

Para os admiradores do já conhecido grande compacto da Kia, o Novo Soul vem com algumas novidades para o ano de 2017.

A linha sul coreana promete algumas novidades quanto ao crossover/hatch modelo famoso e com bastante sucesso no público brasileiro, continue lendo a matéria para saber mais sobre as mudanças.

Novo Kia Soul 2017

Olhando de relance para o visual exterior, já é possível notar algumas mudanças de reestilização, como por exemplo o para choque redesenhado, mudanças na rodas que agora são de liga leve de 18 polegadas, novas entradas de ar frontais e escape com saída dupla.

Como há duas versões, em uma deles há alguns especiais como no para choque e na soleira da porta, deixando o sempre na moda e com um estilo mais futurístico com a opção de duas cores.

Os faróis vem com luz de led diurnas de fábrica, anti neblina também, em conjunto com a grade. Em sua traseira, há algumas diferenças notáveis quanto as lanternas, além das novas cores disponibilizadas do modelo.

ANTES-E-DEPOIS-KIA-SOUL

A diferença principal não foi feita na parte exterior do modelo, onde houve apenas algumas alterações quase imperceptíveis, mas sim no seu interior. O modelo de carro da Kia passou a disponibilizar agora o sistema multimídia Kia HMI – Human Machine Interface, com uma tela sensível ao toque de 5 até 8 polegadas, sistema de navegação, compatibilidade com sistema IOS ou Android, câmera de ré e entrada USB na parte de trás da cabine, onde passageiros também podem carregar smartphones.

O banco de passageiro também conta agora com 8 posições de ajuste elétrico, sensores de chuva e também o já conhecido modo de condução drive. Uma das novidades também é o alerta de tráfego da parte de trás e o monitoramento de ponto cegos.

O acabamento interno também não deixa a desejar, onde há a possibilidade de duas cores entre o marrom ou o preto. O material plástico do painel enriquece o modelo, onde 5 pessoas vão confortavelmente dentro da cabine com encosto para todos os passageiros. O porta malas tem capacidade de 340 litros e os bancos podem ser rebatidos. O tapete de couro está previsto para a versão mais top de linha do modelo.

Porém, a maior novidade para o público consumidor desse modelo está na motorização: o modelo traz a opção de 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, com 204 cavalos de potência, 27 kgfm de torque, com transmissão automática de 7 marchas. Veja abaixo no vídeo todo o design inovador do carro, por dentro e por fora:

Para saber mais sobre quais as versões disponíveis, acompanhe abaixo.

Versões Disponíveis

O modelo Kia Soul 2017 está disponível em dois modelos de revenda no mercado brasileiro, veja abaixo quais são eles, valores, itens de série e opcionais.

Todos eles tem a mesma motorização e disponibilidade de cores, que são 6:

  • Branco com detalhes pretos;
  • Azul com detalhes brancos;
  • Branco com detalhes vermelhos;
  • Preto inteiro;
  • Preto com detalhes em vermelho;
  • Vermelho com detalhes em preto.

Novo Kia Soul 2017 – U.257

O modelo mais acessível do Kia Soul, o U 257 está saindo pelo valor aproximado de R$ 88 mil, Motor 1.6L flex, 4 cilindros, 16 V, 128 cv (etanol), 122 cv (gasolina) em ambos os modelos.

novo-kia-soul-interior-2017

Os principais itens de série que se destacam nesse modelo são:

  • Transmissão Automática de 6 velocidades com opção de trocas sequenciais;
  • Air bags frontais, laterais e de cortina;
  • Direção com assistência elétrica;
  • Botão “Start/Stop” para partida do motor por reconhecimento da chave
  • Chave “Smart Key” para abertura das portas, porta-malas e acionamento do alarme;
  • Rádio MP3 player com controles no volante, tela color touch LCD 4,3″, My Music, entrada USB/iPod;
  • Lanternas dianteiras e traseiras com Led;
  • Rodas de liga leve aro 18″;
  • Freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD;
  • Revestimento de couro nos bancos, volante, manopla do câmbio e painéis laterais das portas.

Novo Kia Soul 2017 – U.259

O modelo top de linha do Kia Soul traz apenas uma mudança significativa que eleva seu preço até a média de R$ 91 mil, que é o sistema multimídia com GPS, bluetooth com controle de chamada no volante e tela sensível ao toque.

Ao acompanhar na ficha técnica você poderá ver que ambos os modelos se igualam em todos os itens.

O consumo média de teste do carro foi o seguinte:

  • Gasolina: 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada;
  • Etanol: 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.

Veja mais um vídeo com uma avaliação de usuário sobre o modelo relançado como novidade já na Europa:

Conclusões Finais

O modelo vem com um design inovador, o que faz com que continue ganhando espaço pela sua beleza e tecnologia. Porém, não é suficiente para concorrer de forma justa com seus principais adversários, que trazem nomes de peso para o consumidor brasileiro, como: Mercedes Classe A, Peugeot 3008, Mini Cooper e Audi A1.

Com um valor tão alto desse, chega se facilmente a outros modelos que possuem muito mais tecnologia, renome e facilidade de pós venda no mercado. Para quem gosta de economia, também não é uma boa opção, seu motor 1.6 não preza pelo alívio do bolso ao fazer apenas 6 km no etanol na cidade. O porta malas também deixa a desejar pelo seu tamanho, não há muito espaço para malas grandes ou muitos itens de viagem.

Muitos usuários que já compraram os modelos antigos do Kia Soul tendem a reclamar da suspensão do automóvel, como barulhenta e desajeitada.

Uma vantagem é que o modelo tem 5 anos de garantia pela fábrica, o que contesta seus concorrentes, provando assim que o carro é bom mesmo e que não tem a intenção de dar problemas graves nos próximos 5 anos de uso. Porém há muitas reclamações dos valores das revisões, que segundo donos, costumam custar bem caro.