Um dos maiores lançamentos dos últimos anos aqui no Brasil foi o Jeep Renegade, um modelo SUV que foi muito aguardado, causando até filas na lista de espera para comprar esse novo carro.
Atingindo uma fatia de mercado que gosta de estilo esportivo sem perder a classe, o Jeep Renegade trouxe toda aquela nostalgia e qualidade que já era conhecida pela marca Jeep. Ele está na lista dos 20 carros mais vendidos no primeiro semestre de 2016, com mais de 4 mil unidades emplacadas em apenas 6 meses.
Jeep Renegade 2017
Com um modelo de sucesso e que despontou rapidamente no mercado brasileiro, é possível crer que as mudanças que virão não serão tão drásticas ou vão interferir na estética já desenhado.
Como é um carro recentemente novo no mercado, as mudanças não serão muito bruscas, ele virá reestilizado com alguns ajustes e pequenas novidades, vale a pena frisar que a grande diferença será no preço, que com um reajuste ficará com uma diferença grande do modelo antigo.
As melhorias mais aguardadas para esse novo modelo 2017 é a maior economia de combustível, que com o motor 1.8 faz o total de 9,6 Km/l na cidade e 10,7 Km/l na estrada com gasolina e 6,7 Km/l na cidade e 7,4 Km/l na estrada com álcool.
O motor ganhou 7 cavalos de potência e mais 0,2 kgfm de torque, o que lhe deu no total: 135 cv e 18,8 kgfm quando abastecido com gasolina, já no etanol, seus números são de 139 cv e 19,3 kgfm.
Houve um ganho de 5% de potência, devido ao novo coletor de admissão variável, que deixa o torque até 4 mil rpm, o que faz com que o ar passe por um circuito mais longo, depois priorizando exclusivamente a potência, onde o ar tem um caminho mais curto para percorrer, em suma, tudo isso faz com que as respostas sejam mais rápidas quando em rotação mais baixa, o que beneficia e muito o uso do veículo na cidade.
Uma novidade que já há muito era esperada era o fim do tanquinho de partida a frio, que agora foi substituído pelo aquecimento do combustível no tubo distribuidor. A novidade também é o Sport 1.8, que ganhou novo modelo de condução, que é acionado por meio de um botão existente no painel, onde a resposta de condução é mais rápida e com trocas de marchas em giros mais altos.
Com uma economia de 10% conquistada no quesito combustível, foram necessárias algumas mudanças, como:
- Sistema start/stop, que desliga o carro quando parado e liga novamente quando motorista tira o pé do freio ou pisa na embreagem;
- Para ter mais aderência ao chão, o modelo agora adotou os pneus “verdes”.
Com a pressão correta dos pneus, o consumo de combustível fica melhor ainda, por isso o Jeep Renegade está equipado agora com o monitoramento automático dos níveis. Com um alternador inteligente, ele recarrega a bateria quando o veículo não está em uso como em frenagens, sem roubar energia quando é necessário.
A bomba de combustível agora faz dosagem de pressão de acordo com o que é requerido, ao invés de funcionar a todo momento. Uma boa notícia para quem gosta de acelerar, o Renegade traz também um indicador para troca de marchas, o que reduz consideravelmente o gasto, priorizando uma condução ecológica.
Foi possível notar em sua condução que em um trajeto plano, não é necessário muito do motor, o que fez com que seu câmbio ficasse mais leve, sem problemas ao trocar a marcha. O torque está mais regular pelo coletor de admissão variável, porém seu modelo Flex ainda merece destaque.
Os valores de consumo também agradaram bastante os possíveis compradores do modelo, com grande diferença do modelo antigo, a economia foi priorizada:
Modelo 1.8 manual:
- Gasolina: 10,6 km/l cidade e 11,2 km/l na estrada;
- Etanol: 7,3 km/l na cidade e 7,6 km/l no etanol.
Modelo 1.8 Automático:
- Gasolina: 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada;
- Etanol: 6,5 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada.
Ficha Técnica
Com a característica de um tamanho grande, faz jus ao ser chamado de Jeep. Ele tem também várias opções de motor, câmbio e versões, adaptando aquela que melhor cabe no seu bolso. Por toda essa gama de possibilidades, o valor do Renegade pode variar de R$ 72 mil até R$ 136 mil, preço que tem uma mudança grande, com base no seu modelo anterior.
As cores que estão disponibilizadas para todos os modelos de Jeep Renegade são:
- Vermelho Colorado;
- Branco Ambiente;
- Prata Melfi;
- Preto Carbon;
- Vermelho Tribal;
- Cinza Antique.
O modelo está disponível nas seguintes versões: 1.8, Sport, Longitude, Limited e Trailhawk. Veja todas as informações sobre cada uma delas abaixo.
Jeep Renegade 1.8
Esse modelo é a versão mais básica do Jeep Renegade saindo pelo valor médio inicial de R$ 72.990 mil, se é que podemos classificar alguma versão como básica. Vem com o motor 1.8 Flex e:
- Câmbio manual de 5 marchas;
- Pneus superverdes;
- Monitoramento indireto da pressão dos pneus (iTPMS);
- Sistema de áudio Uconnect com 4 auto-falantes;
- Bluetooth e cabo USB;
- Óleos de baixo atrito para motor e transmissão;
- Partida a frio sem tanque auxiliar;
Ar condicionado; - Alternador inteligente;
- Coletor de admissão variável (VIS);
- Opção de câmbio automático de 6 ou 9 marchas;
- Indicador de troca de marchas no quadro de instrumentos;
- Faróis com luz Xenon;
- Bomba de combustível inteligente;
- Sistema Stop&Start;
- Duas opções de teto solar.
Jeep Renegade Sport
Como já dito no nome, essa é a versão esporte do Renegade no valor inicial aproximado de R$ 80.790 mil. Vem com as seguintes opções de câmbio: 8 manual flex com 5 marchas, 8 automático flex com 5 marchas, 2.0 turbo diesel automático com 9 marchas.
Alguns itens diferenciados são adicionados nessa outra versão do Renegade, como alguns exemplos:
- Piloto Automático;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Sistema de áudio UConnect com 6 alto falantes, USB e Bluetooth;
- Faróis e lanterna traseira de neblina;
- Espelhos retrovisores elétricos;
- Rodas em liga aro 16’’e pneus 215/65;
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia);
- Hill Start Assist (auxílio de partida em subidas);
- Chave canivete com telecomando.
Jeep Renegade Longitude
Essa versão do Renegade esta disponível com o valor médio inicial de R$ 91.990 mil, variando de acordo com região e itens adicionados. O motor desse modelo tem duas opções: 8 Flex Automático com 6 marchas e o 2.0 Turbo Diesel automático com 9 marchas.
Algumas características que diferenciam esse modelo das outras versões são:
- Rack do teto na cor preta;
- Rodas em liga aro 17’’e pneus 215/60
- Maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo
- Parafuso antifurto nas rodas;
- Ar Condicionado automático dual zone
- Tomada 12V no porta malas
- Aletas para trocas de marcha no volante
- Volante com acabamento em couro
- Sistema de navegação GPS
- Tomada 12V no porta malas
Jeep Renegade Limited
Novidade no modelo Jeep Renegade, o Limited vem como um meio termo entre os modelos, seu valor inicial é de R$ 97.990 mil e tem a opção de motorização 1.8 flex automático com 6 marchas, veja os itens de série que são diferencias do modelo anterior:
- Roda em liga de 18″ + Pneus 225/55;
- Quadro de instrumentos de 7″ com tecnologia TFT;
- Sensor de chuva;
- Espelho interno eletrocrômico;
- Acendimento automático dos faróis;
- Teto na cor preta.
Jeep Renegade Trailhawk
Esse modelo é considerado o top de linha, com todas as características já descritas nos outros modelos, está disponível apenas com o motor 2.0 turbo diesel com 9 marchas no valor inicial média de R$ 136.990 mil. Tem vários diferenciais como:
- Tração 4×4 e Selo Trail Rated;
- HDC – Controle eletrônico de velocidade em descidas
- Suspensão off road com altura mais elevada do solo
- Sensor de chuva;
- Air bags dianteiros, laterais, de cortina e para joelhos do motorista;
- Rodas em liga aro 17’’e pneus 215/60 all terrain;
- Seletor para 5 tipos de terreno;
- Tração 4×4 Jeep Active Drive Low
- Acendimento automático dos faróis;
- Protetor de transmissão, tanque, diferencial e carter;
- Suspensão off road com altura mais elevada do solo;
- Lanterna removível;
- Ganchos de reboque vermelhos (2 diant. e 1 tras.);
- Molduras do painel e console na cor vermelho rubi;
- Adesivo no capô;
- Alavanca do câmbio com revestimento em couro.
Vale a pena Comprar o modelo novo?
O modelo novo prioriza a economia do carro, ponto positivo para quem quer ter um automóvel que vai bem na estrada e não consome todo o bolso de seu motorista somente com gasolina.
A vantagem de se comprar um Jeep Renegade modelo antigo ou usado, é que você vai pagar um valor muito mais em conta do que um novo, pode escolher também um modelo já equipado e top de linha, sendo que um modelo simples do lançamento 2017 não chegará nem perto do valor pago pelo antigo completo.
Quando se compra um carro novo, apenas pelo fato de se tirar ele da concessionária, já se perde o total de 15% do valor em cima do preço pago, ou seja, a desvalorização do carro novo é muito alta, compensando cada vez mais comprar carros usados.
Vale a pena também ficar de olho no seu principal concorrente, o Honda HR-V, que está disponível na mesma faixa de preço e com muitos itens de série que podem fazer a diferença na hora da escolha do comprador.