OLX Carros – Compra e Venda de Veículos. Como funciona? É confiável?

A OLX é um site criado com o objetivo de incentivar pessoas a se desapegar de objetos e utilitários que não utilizam mais. Em alguns casos funciona como uma compra e venda de usados em que a venda de carros se estabeleceu muito bem, principalmente por que a ferramenta funciona de forma gratuita. De um modo geral o www.olx.com.br se torno um bom local para encontrar carros usados dos mais variados tipos podendo filtra-lo por marca,modelo e preço.

No entanto, ainda há uma problemática que está relacionado com a segurança de compradores e vendedores de carros no ambiente virtual. Por isso a maior parte dos casos somente faz com que o interessado entre em contato com o vendedor de forma que possam marcar um encontro pessoal de modo a verificar as condições do veículo. Além disso, outras medidas de segurança podem facilitar a compra de carros usados ou semi-novos por meio da OLX, saiba como!

Como vender um carro na OLX?

olx-logoPara vender o seu carro na OLX será necessário acessar o site da empresa e, em seguida, clicar no link “inserir anúncio”, localizado no topo da página. Uma nova página aparecerá, solicitando que sejam preenchidos os campos do formulário, de acordo com as instruções que são apresentadas. Em seguida, será preciso confirmar alguns dados. Anúncio pronto! Clique em “publicar”. A partir disso, o anúncio criado será validado em até 24 horas e, depois, publicado na página. Qualquer um poderá visualizar.

O segredo para comercializar qualquer produto na internet é ter o seguinte objetivo em mente: a criação de uma oferta atrativa e que passe segurança aos possíveis compradores. Se não conseguir atingir esses objetivos, a compra dificilmente será realizada. Para conquistar os futuros clientes, veja abaixo algumas dicas:

Capriche nas fotos

Como a compra e venda de automóveis pela internet é basicamente visual, o ideal é dedicar-se bastante na hora de tirar as fotos que serão usadas no anúncio do carro. Coloque-se no lugar do comprador e pense em quais detalhes e informações você gostaria de ver do automóvel antes de optar por compra-lo ou não. Além disso, mantenha algumas fotos extras guardadas para compradores em potencial. Dessa forma o anúncio não fica sobrecarregado nem poluído.

como vender carro na olx

Dedique-se à descrição

Assim como no caso das imagens, ao fazer a descrição do seu automóvel, coloque-se no lugar dos compradores e pense o que gostaria de saber sobre um carro que pretende comprar. Além disso, lembre-se que anúncios claros e objetivos são mais atrativos. Não se esqueça de esclarecer logo de cara quais são sua intenções se troca em outros produtos ou se o veículo possui débitos de documentos.

Você entraria em contato com o anunciante de um produto, cuja descrição não entende? A resposta provável é não. Portanto, os possíveis compradores do seu automóvel também não vão entrar em contato se o seu anúncio estiver ruim. Veja o que deve ter na sua descrição:

  1. Motivo pelo qual você está vendendo o carro
  2. Se estiver vendendo abaixo da Tabela Fipe diga o porquê
  3. Ano do veículo
  4. Placa para possível consulta do interessado
  5. Se possui débitos de documentação ou multas
  6. Quais são suas condições de pagamento
  7. Atual situação do veículo especifique
  8. Se tiver feito recente avaliação ou revisão diga, isso é um ponto alto

Responda com agilidade

A comunicação é a chave de sucesso nas vendas pela internet. O anúncio com boas imagens e descrição é apenas o primeiro passo. Para conseguir efetivar a venda com sucesso, busque responder assim que possível, com cordialidade, sem erros de português nas frases e clareza nas informações, disponibilizando-se a informar o que for questionado. Além disso, se mantenha sempre disponível e coloque um telefone ou e-mail para contato sem esquecer de responder com pontualidade, não faça o seu comprador achar que você é inacessível!

Seja sincero e verdadeiro

Não divulgue mentiras sobre a atual situação do automóvel que está comercializando. É pouco provável que alguém vá comprar um carro sem antes dar uma olhadinha pessoalmente nele. Então, caso você tenha mentido, dizendo que o veículo está em perfeito estado, e ele não estiver, é pouco provável que a negociação siga. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, uma mentira será o fim da sua venda.

Como comprar um carro em 4 passos com segurança

Diferentemente da situação anterior, para comprar um carro no site da OLX é preciso, primeiro, fazer um cadastro, selecionado em qual estado reside ou de qual local quer comprar o veículo. É possível adquirir um automóvel de qualquer parte do Brasil, mas um local mais perto do de residência facilita a negociação e uma possível vistoria presencial antes dos veredicto final.

No entanto, ao decidir realizar a compra pela internet, é preciso tomar cuidado com algumas falcatruas que existem. Veja algumas dicas para não cair em nenhuma armadilha na hora da negociação.como comprar carro na olx

1 – Desconfie de valores muito abaixo do mercado

Anúncios muito generosos, em que o vendedor pede uma valor que está muito abaixo do tradicionalmente pedido pelo mercado pelo modelo de veículo desejado podem ser uma armadilha. Nesses casos, a dica é pedir ao vendedor por materiais que comprovem a existência do veículo, como sua documentação. Além disso, faça uma vistoria presencial no veículo acompanhado de um mecânico que realize uma avaliação sincera.  Tenha sempre a Tebale Fipe como referência.

dicas comprar carro na olx2 – Busque pelas avaliações do vendedor

como comprar carro na olxOs vendedores são avaliados pelos compradores no site da OLX e, atualmente, muitas pessoas vivem da compra e venda de carros na plataforma. Portanto, a reputação dos vendedores pode ser acompanhada pelo próprio portal. Se houver muitas posições negativas pode ser que esta pessoa tenha a fama de dar calotes, se manter inacessível, mentir ou outras situações que tornam a compra um negócio de risco. Você deve procurar saber os seguintes aspectos antes de comprar o carro, se eles não estiverem na descrição pergunte por meio de ligação:

  1. Ano de fabricação do carro
  2. Quanto tempo a pessoa está com o veículo
  3. Se possui defeitos ou algum dano
  4. Quando foi feito a última revisão
  5. Quais são as condições de pagamento
  6. Se possui débitos de documentos ou multas
  7. Pergunte a placa e o Renavam para fazer consultas
  8. Pergunte o motivo pelo qual a pessoa quer vendê-lo

3- Faça um visita pessoalmente

As pessoas sérias e que estão realmente dispostas a se desfazer dos automóveis não vão se importar com visitas pessoais para conhecer o real do estado do carro. Além disso, levar um mecânico de confiança, desde que o comprador interessado arque com as despesas, é uma boa dica para quem é mais leigo no assunto e não quer correr riscos nem ter surpresas desagradáveis num futuro próximo.

4 -Pesquisa sobre a atual situação do carro

Observe nas imagens disponibilizadas no site da OLX pelo vendedor os números da placa do automóvel desejado. Apenas com esses números já é possível descobrir no site do Detran do Estado se o carro esteve envolvido anteriormente em acidentes de carro, crimes, ou se há algum tipo de pendência financeira, como multas, financiamentos não pagos e impostos atrasados.

Você também pode pedir ao vendedor o número de Renavam para consultar todos os débitos não pagos e situação atual do veículo para se certificar de que está andando de forma legal. Alguns carros tem valores enormes acumulados em multas e documentos não pagos. Confira!

Não hesite, em nenhum momento, em investigar tudo que for possível antes de adquirir qualquer bem de valor pela internet. Essa é a única forma de garantir que o vendedor está sendo honesto e verdadeiro.