RENAVAM – Um Guia Completo

O RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotivos, todo veículo possui esse registro. Ele foi criado para que todos os veículos no país sejam registrados corretamente, sendo o RENAVAM um documento nacional e de extrema importância para veículos. O registro foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, que cobre todo o país e tem como objetivo o registro de todos os veículos que são realizados e administrados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito – o Detran de cada região do Brasil.

O número do registro do RENAVAM é único e intransferível, contém onze dígitos, sendo esses dígitos de verificação que são encontrados no documento do veículo e também na placa. Com ele é possível acessar todas as informações do veículo.

Para que Serve o Renavam?

O RENAVAM é como o histórico do carro e você pode verificar com uma simples consulta na internet, no site do Detran de sua região. Para adquirir o documento, basta acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito e fornecer a placa do veículo no campo informado e o registro do RENAVAM. Através da consulta é possível encontrar multas, restrições e se o veículo já sofreu algum acidente (esteja alerta para acidentes caso esteja comprando um carro usado, pois nem todos os proprietários informam acidentes ocorridos). Caso haja alguma restrição ou multa, para solucionar o problema basta entrar em contato com o Detran.

Não são apenas veículos que possuem o registro RENAVAM, motos, caminhões e até mesmo tratores, ou seja, todos os tipos de veículos automotores possuem esse código, incluindo veículos automotores rurais.

Onde Encontro os Dígitos do RENAVAM?

renavam-numero

O RENAVAM está localizado no topo do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV, que é emitido pelo Detran. Ele também pode ser encontrado no documento de transferência do veículo, sendo direito do comprador solicitá-lo ao proprietário vendedor, ou até mesmo a concessionária.

Tenha cuidado para não confundir o RENAVAM com o código de marca e modelo, conhecido por chassi. Esse código de Marca e Modelo serve para identificar a versão do veículo, o que em nada se parece com o código RENAVAM e as informações a respeito do veículo, pois o RENAVAM funciona como um identificador burocrático, também contém informação dos chassis, porém, essas informações são parte de um amplo pacote de dados.

Como Consultar o RENAVAM Através da Placa do Veículo?

A placa do veículo para a consulta do RENAVAM é uma das melhores maneiras de descobrir o histórico do mesmo. Não é algo fácil de se fazer, através da pesquisa pela placa pode-se até evitar certos problemas caso você esteja desejando adquirir um carro usado.

Para descobrir a informações contidas no RENAVAM do veículo através da placa é necessário ter os documentos do veículo e de seu condutor, ou seja, a placa do veículo, o nome e CPF de seu condutor, esses dados são exigidos, pois a informações do veículo são restritas para a própria segurança do proprietário.

Tendo esses dados em mãos o próximo passo é acessar o site do Detran do estado onde o veículo estiver registrado e buscar pelo link de consulta de RENAVAM, digitar as informações conforme solicitadas e clicar para visualizar as informações, após isso, você recebe automaticamente tudo que está registrado desde automóvel.

Qual a Vantagem de Descobrir o RENAVAM Através da Placa?

A consulta através da placa é o passo inicial para os que desejam adquirir um veículo usado. Porém, não há como descobrir o número do RENAVAM e realizar a busca pelas informações registradas pelo carro simplesmente por conta dos documentos necessários.

Quando a compra é feita diretamente com o proprietário, o RENAVAM torna-se extremamente indispensável para que o comprador tenha certeza da procedência do veículo que irá comprar. O problema é que, a maioria dos proprietários não repassam a informação em um primeiro contato, pois, seus documentos pessoais precisariam ser informados ao possível comprador, colocando em risco sua segurança.

A maioria das lojas especializadas em vendas de carros usados repassa essa informação aos interessados na compra dos veículos oferecidos sempre que solicitadas, existem aquelas que não informam os dados, porém imprimem para que o cliente veja na hora da compra os registros do carro que estão negociando.

renavam-guia-completo

Importância da Consulta do RENAVAM

A venda de carros é um mercado agressivo e extremamente concorrido, e o único item que pode determinar a escolha do vendedor é a reputação do veículo. Uma concessionária que previamente consulta a procedência dos carros que irá vender, demonstra seriedade e honestidade, evitando futuros problemas legais para a loja e para o seu futuro comprador.

Ter o número de RENAVAM sempre a mãos é também muito importante, pois é através dele que todo o histórico do veículo poderá ser consultado, desde o dia em que saiu da fábrica até quando deixou de circular. Esse banco de dados responsável pelos registros da vida do veículo possui informações como: emplacamento troca de proprietário, mudança de jurisdição e se o veículo passou por alguma alteração característica além de muito mais informações de extrema importância para seu proprietário ou futuro proprietário.

importancia-da-consulta-renavam

É de extrema importância garantir a consulta da procedência do veículo antes que ele vá á revenda ou que seja adquirido de um vendedor comum. Essa verificação pode apresentar problemas que a olho nu jamais seriam vistos, apenas em uma inspeção. Através do RENAVAM, o proprietário pode acessar os serviços oferecidos no site do Detran: orçamento, licenciamento, emissão de boletos do licenciamento (seja do ano atual ou anterior), boleto do licenciamento para transferência de jurisdição, antecipação do IPVA, emissão do boleto de infração (sendo elas cometidas entro e fora da jurisdição), consulta detalhada do veículo, parcelamento das taxas do Detran e acompanhamento de documento.

A consulta regular do RENAVAM também é importante para evitar futuros problemas, até mesmo a perda do veículo, que poderá ser apreendido, e só poderá ser retirado após a quitação de todas as pendências.

Evite comprar carros que o vendedor não queira apresentar o RENAVAM, não arrisque, busque por uma venda onde o comprador seja honesto e te passe todas as informações necessárias.