O Honda Civic é um modelo muito popular no segmento de sedãs, estando sempre presente na lista dos automóveis mais vendidos do país. Quando você compra um veículo, sabe que é fundamental realizar as revisões periódicas – a Revisão Honda Civic é importantíssima, sendo que seu preço médio não ultrapassa R$ 300,00 para os primeiros 10.000 km (ou 12 meses, aquele que ocorrer primeiro).
De acordo com as próprias orientações da marca, as revisões são responsáveis por manter o automóvel em condições ideais de uso. É notável que a Honda garante que o Civic tenha todas as facilidades e a adequação na dirigibilidade com segurança, porém é necessário que o próprio proprietário do veículo faça programações e marque as revisões.
Custos De Manutenção Do Veículo
O planejamento dos custos de manutenção deve fazer parte da vida de quem resolve adquirir um automóvel. Há gastos que o carro carrega que precisam ser lembrados, principalmente para continuar dirigindo com segurança e dentro da lei.
Muitos escolhem a compra de um veículo com base no Índice de Manutenção Veicular (IMV).
Quais são estes custos de manutenção do Honda Civic?
- Combustível,
- Estacionamento,
- Impostos e taxas: IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (seguro contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) são anuais e obrigatórios,
- Manutenção de itens: alguns se desgastam naturalmente, o que obriga a troca do item. Exemplos simples são o óleo e o pneu,
- Pequenos (e grandes) reparos,
- Revisão: segue-se a recomendação do fabricante – no caso do Civic, a Honda sugere que se efetue revisões a cada 10.000 km rodados ou a cada 12 meses, levando-se em consideração aquele que ocorrer primeiro.
Ou seja,
- A primeira revisão é quando se atinge os 10.000 km ou 12 meses;
- A segunda revisão é quando se atinge os 20.000 km ou 24 meses;
- A terceira revisão é quando se atinge os 30.000 km ou 36 meses;
E assim por diante.
- Seguro: custo opcional, mas adotado pela grande maioria pois serve na proteção contra roubos, furtos e até acidentes.
Os custos de manutenção do Honda Civic podem envolver uma grande parte do seu orçamento mensal. Por isso, tenha em mente que alguns deles podem ser prevenidos através da revisão Civic.
Que Itens Precisam Ser Revisados?
Durante as revisões periódicas, os itens do automóvel são testados e estudados para garantir desempenho e durabilidade.
Ao adquirir um Honda Civic, você terá em mãos o manual de manutenção, garantia, assistência 24 horas e segurança. Nele, existirá uma tabela que apresenta os serviços que precisam ser realizados nas manutenções periódicas!
Por exemplo, em todas as manutenções periódicas são realizados:
- A substituição do óleo do motor,
- O rodízio dos pneus,
- Inspeção dos freios dianteiros e traseiros,
- Inspeção visual dos terminais de direção, caixa de direção e coifas, componentes de suspensão, coifas da árvore de transmissão.
Outros são feitos a cada duas ou três revisões periódicas, tais como os exemplos abaixo:
- Substituição do filtro de óleo do motor,
- Inspeção das mangueiras e tubulações do freio,
- Inspeção dos níveis de fluído e a condição do fluído,
- Inspeção do alinhamento das rodas.
E outros serviços têm um espaço de revisão ainda maior, podendo ser feitos a cada 80.000 km, por exemplo, como é o caso da substituição do filtro de combustível, ou ainda a substituição das velas de ignição que ficam para a cada 100.000 km.
Dificilmente poderá se estabelecer um custo médio de cada item a ser revisado e substituído, afinal assim como o valor de compra de um veículo, o custo de revisão do Honda Civic é variável por conta de diversos fatores – poderá existir uma cobrança indevida em concessionárias não autorizadas, cuidado!
Siga a tabela de manutenção preventiva que descreve os intervalos de manutenções/inspeções e cumpra rigorosamente estas orientações. É importante que o Civic seja sempre levado em uma concessionária autorizada Honda, pois nada melhor que deixar o seu veículo nas mãos de quem confia.