O nome Fiat Uno possui, no Brasil, uma longa e orgulhosa história de bons serviços prestados a motoristas e passageiros. Essa história terá mais um acréscimo com o Fiat 2018, linha que trouxe algumas interessantes novidades com o objetivo de reverter sua perda de espaço com o lançamento do Fiat Mobi em 2016.
A novidades que devem chamar mais atenção do motorista é os mecanismos de tecnologia que permitem conferir apressão dos pneus e dar dicas do que fazer para otimizar o consumo de combustível e desgaste excessivo do veículo. As novas possibilidades da tecnologia dão ao novo Uno mais uma vez um perfil jovem econômico para ser usado nas cidades por quem dá valor às viagens baratas.
Principais itens de série, opcionais e acessórios
A grande novidade em matéria de itens de série é o já citado sistema que monitora a pressão dos pneus ITPMS (Indirect Tyre Pressure Monitoring System), que está presente em todos os modelos da linha desde o Drive, versão que substituiu o Attractive no papel de versão básica da linha.
Estão presentes em todos carros dessa linha itens de série como ar-condicionado, direção elétrica com função CITY (cuja ativação torna a direção mais leve para manobras – ideal para tarefas comuns em ambientes urbanos como manobrar para estacionar em espaços apertados), quatro portas com travas, volante que permite que sua altura seja regulada e computador de bordo.
Os modelos com motor 1.3 podem ter câmbio automatizado (que, como no Mobi, passaram a se chamar GSR em vez de Dualogic). Itens de segurança como controle de estabilidade (ESP) e antitravamento das rodas em caso de frenagem são itens de série dos modelos equipados com câmbio GRS e são opcionais no caso dos outros modelos.
O Sistema Start&Go, que é item de série para todos modelos equipados com motor 1.3, ajuda a diminuir a emissão de poluentes e a poupar combustível.
Entre os mais de 160 acessórios da linha Mopar (distribuidor de peças e serviços da Fiat), podem ser citados alarme e retrovisor com câmera de ré que tornam o veículo super completo.
Ficha Técnica Fiat Uno 2018
- Aceleração de 0 a 100 Km/h – em 9,8 segundos
- Comprimento (em milímetros) – 3.810
- Largura (em milímetros) – 1.636
- Altura em milímetros) – 1.480
- Altura do solo (em milímetros) – 165
- Distancia entre-eixos (em milímetros) – 2376
- Peso (em quilogramas) – 1010
- Capacidade do tanque de combustível (em litros) – 48
- Capacidade de carga do porta-malas (em litros) – 290
Consumo médio
O Inmetro testou quanto combustível o Fiat Uno consome. O motor 1.0 gastou 13,9 Km/h com gasolina e 9,8 Km/l com álcool. O motor 1.3 gastou 12,3 Km/l com gasolina e 8,7 Km/h com álcool. As taxas de consumo citadas são médias entre os consumos na estrada e na cidade.
Preços dos modelos
Como dito acima, o Attractive foi substituído pelo Drive como o modelo mais básico da linha. Os modelos disponíveis e os preços sugeridos com que foram lançados são:
- Drive 1.0 custando 42.980 reais
- Way 1.0 custando 44.150 reais
- Way 1.3 custando 49.120 reais
- Way 1.3 GSR custando 53.630 reais
- Sporting 1.3 custando 51.080 reais
- Sporting 1.3 GSR custando 55.580 reais
Monte aqui o seu Uno 2018 e confira quanto sairia a sua versão personalizada.
Avaliação da performance
Evidentemente, cada consumidor deve decidir por si só se está interessado no Fiat Uno 2018, mas a verdade é que não parece que essa linha, apesar da sacada de incluir o monitoramento de pressão de pneus, seja exatamente do que a Fiat precisa para manter a relevância da linha perante a concorrência interna do Fiat Mobi, mais barato. O Drive promete ser mais barato do que seu antecessor como modelo básico, o Attractive, é um passo na direção certa, mas o Drive não tem certos itens de série que seu antecessor trazia, como farol de neblina, antena e alto-falante.
Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da marca no Brasil, crê que Mobi e Uno atendem a públicos diferentes e tenham funções complementares e, por isso, não são exatamente concorrentes, simplesmente aumentam o leque de opções que a empresa oferece a seus clientes em potencial.
Além do concorrente interno, por suas características e pela faixa de preços dos seus modelos, a linha Fiat Uno enfrenta a concorrência de carros como o Ford Ka, o Nissan March, o Onix, da General Motors, e, da Volkswagen, o Gol e o Up.
Os recursos interessantes mencionados acima, especialmente os itens de segurança de série nos modelos com motor 1.3, que colocam de forma incontestável a Fiat entre os líderes de segurança automotiva no Brasil, e a engenharia confiável dos carros da empresa são pontos fortes, mas provavelmente não convencerão todos as pessoas procurando comprar carros de que essa é a linha certa para eles.