Novo Volkswagen Gol 2017 – Ficha técnica completa e novidades sobre o carro

O novo Volkswagen Gol 2017 é um carro já conhecido por todos os brasileiros, o modelo teve sua primeira versão na década de 1980, mas essa popularidade foi conquistada às duras penas. Somente depois que herdou o motor do Passat, referência em força na época. O modelo chegou a ser o carro mais vendido do ano e só perdeu em 2014 devido a falta de atualização.  Para concertar o erro a versão de 2017 promete inovações no design e em algumas outras funções, mas ainda deixa muito a desejar.

Aqui você confere todas as novidades, detalhes da ficha técnica e a avaliação sobre o desempenho do veículo de acordo com as novas  e poderá concluir com mais certeza se a compra do carro vale ou não a pena.

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Novidades do Gol 2017 – O que vai mudar?

O que a Volkswagen tentou mudar no Novo Gol 2017 não foi a performance em tecnologia e sim o seu custo -benefício, já que a proposta do carro urbano não é competir  nesse quesito e sim ser uma possibilidade simples e popular. A estratégia  funcionou muito bem em 1980, mas  hoje em dia tem as vendas caindo cada vez mais devido a ascensão de carros bem acabados e equipados por pouco investimento a mais.

Na versão Trendline a direção é hidráulica e os vidros dianteiros somente possuem as travas elétricas, mas a versão de série não conta com ar-condicionado e precisa ser acrescentada a pedido do comprador. A novidade está no preço, que custará R$ 1.910,00 mais barato que o mesmo modelo do ano anterior e que era equipado com os mesmos itens de série.

No motor a novidade é de 6 cavalos a mais para todas as versões e uma pequena redução no consumo de combustível e haverá possibilidade de comprar o Novo Gol 2017 com motorização 1.6 por um preço abaixo do Onix e Hb20, os dois líderes da categoria de compactos. No total ele estará R$ 260 mais barato que os dois concorrentes e R$ 755 mais barato que as versões mais robustas do HB20 e Onix.

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A economia de combustível do novo motor deverá contar com até 11% mais eficiência em relação a geração anterior do automóvel e por conta da otimização ganhará o selo verde do Inmetro. Isso aconteceu somente porque as marchas foram alongadas que possibilita uma troca de marcha mais curta mantendo a velocidade do carro.

No design externo ele ainda recebeu uma nova dianteira, novos faróis e um pára-choque. Ele tem bastante inspiração do Golf que traz um pouco mais robustez. Na parte traseira as lanternas ficaram maiores com efeito 3D e parece um pouco o Polo europeu. O pára-choque também foi redesenhado para acompanhar as alterações. As rodas agora são de liga leve de 15″ para todas as versões.

Na versão Higline os bancos receberam novo estofamento  e tem bons arremates. Já nas versões mais básicas o acabamento é mais simples ficando somente no preto, sem detalhes em cores ou cromados.

O Volkswagen Gol 2017 teve alterações importantes mas não deixa de ser um carro muito básico e sem muito acabamento, hoje é o carro mais barato e mais pelado que a Volks oferece. O que mais mudou em relação as outras versões foi o custo benefício, mostrando claramente a tentativa de manter um carro simples, mas que seja acessível para aqueles que não tem muito dinheiro a investir.

Confira no vídeo as primeiras impressões da versão Trendline:

Ficha técnica novo Gol 2017

  • Comprimento de 3.895 mm
  • Distância entre eixos 2.465 mm
  • Capacidade do portal-mala de 285 litros
  • Tanque de combustível de 55 litros
  • Potência de 75 cv a gasolina e 82 cv a etanol e até 104 cv na versão Highline
  • Transmissão de 5 marchas
  • De 0 a 100 km/h de 12,3 segundos
  • Peso de 998 kg
  • Câmbio de 5 marchas
  • Tração dianteira
  • Freios a disco

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Consumo

Cidade 12,1 km/l a gasolina e 10 km/l a etanol

Na estrada faz 14 km/l a gasolina e 12 km/l na estrada

Vantagens

  • Engates curtos
  • Bom valores de consumo, é econômico
  • O novo motor 1.0 de 3 cilindros promete melhor condução
  • Inovação no visual deixou o carro mais impactante

Desvantagens

  • Nas versões de fábrica as informações de bordo em laranja parecem muito ultrapassadas
  • Falta de computador de bordo em todas as versões
  • Falta mais acessórios internos
  • É preciso manter o carro sempre a baixo de 2 mil giros senão ele fica muito fraco principalmente em subidas.
  • Na cidade é preciso cambiar bastante o carro, o que pode ser desgastante
  • A transmissão podia ser de 6 marchas para melhorar a potência
  • Não possui alarme e nem vidros elétricos traseiros

Preço e modelos do Novo Gol 2017

gol-lanternaSpecial 1.0 2 portas – R$ 31.590,00 – manual
Track 1.0 – R$ 39.950,00 – câmbio manual
Trendline 1.0 – R$ 35.000,00 – manual
Trendline 1.6 – R$ 41.530,00 – manual
Comfortline 1.0 – R$ 40.440,00 – manual
Comfortline 1.6 – R$ 44.860,00 – manual
Comfortline 1.6 – R$ 48.030,00 – câmbio automatizado
Highline 1.6 – R$ 52.420,00 – manual
Highline 1.6 – R$ 55.690,00 – automatizado
Rallye 1.6 – R$ 55.650,00 – manual
Rallye 1.6 – R$ 58.910,00 – automatizado

Engate curto que otimiza o consumo de gasolina. Da conta do recado e é uma versão muito econômica, não há computador de bordo.

Modelos

O modelo Highline é muito mais completo, mais bem acabado e também conta com melhor revestimento acústico não deixando que os ruídos do motor atrapalhem quem está conduzindo.

Para quem quer desfrutar de conectividade só poderá encontrar satisfação na versão Comfortline.

A Trendline é de fábrica com motor 1.0 e sem ar-condicionado. Para adicionar o equipamento é preciso desembolsar mais R$ 2.800,00

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Vale a pena?

Somente na versão Highline  é possível ter um carro mais completo e com visual interno mais bem acabado com parte cromada, informações de bordo digitais e botões de ar condicionado melhor posicionados.

O volante passa a ser o mesmo do Fox e Golf que tem inspiração do Passa e tem computador de bordo. Os retrovisores são elétricos, sensor de estacionamento, painel de instrumentos que é igual ao Fox e o volante multifuncional e a opcional tela de LCD e o Car Play que espelha a tela do celular, entrada USP e GPS integrada e ganha um suporte de celular com entrada para carregar que funciona mais rápida que no rádio.

A versão top de linha do Gol compete bem com grandes dos compactos como o Onix e HB20, no entanto as  mais básicas deixam a desejar nos itens de série e devem ser as apostas somente daqueles que tem pouca capacidade de investimento mas não abrem mão de ter um carro novo e que roda bem na garagem.